RABISCO POLÍTICO: esperando que tenha chegado para ficar.

O Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas lançando o RABISCO POLITICO procura ampliar seu público e popularizar sua produção de conhecimento.

O Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas tem procurado se comunicar com os diversos segmentos da sociedade das mais diferentes formas. A recusa de permanecer insulado no interior das muralhas da academia faz com que o Programa divulgue sua produção acadêmica em livros impressos e digitais, revista especializada e avaliada pela Capes como o Público e Privada, revista digital com a produção de professores e alunos como a revista Conhecer e revistas de outras Pós-Graduações nacionais e internacionais. Agora, com o Rabisco Político, o MPPPP procura ampliar seu público e popularizar sua produção de conhecimento.

O MPPPP é plural, não reivindica para suas múltiplas experiências uma única leitura de sociedade. A opção pelo não exclusivismo teórico, contudo, não exclui a definição por um Programa que se coloque em defesa da democracia, dos Direitos Humanos e contra a exclusão social. Nesse sentido, surge a explicação das razões para a popularização da ciência. O Departamento de Difusão e Popularização de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia está correto quando destaca que a inclusão social é um dos grandes desafios de nosso país que, por razões históricas, acumulou enorme conjunto de desigualdades sociais no tocante à distribuição da riqueza, da terra, do acesso aos bens materiais e culturais e da apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para a educação de qualquer cidadão no mundo contemporâneo, é fundamental que ele tanto possua noção, no que concerne à ciência e tecnologia (CT), de seus principais resultados, de seus métodos e usos, quanto de seus riscos e limitações e também dos interesses e determinações (econômicas, políticas, militares, culturais etc.) que presidem seus processos e aplicações. O significado social e cultural da ciência como atividade humana, socialmente condicionada e possuidora de uma história e de tradições, fica muitas vezes camuflado nas representações escolares e em muitas atividades de divulgação, particularmente na mídia.¹
O Rabisco Político nasce como um espaço de acessibilidade do debate acadêmico ao grande público e com a pretensão de estabelecer um diálogo com as diversas vivências sociais e formas de conhecimento. A perspectiva de um blog assemelhado a uma revista eletrônica está amparada no entendimento de que o debate das Políticas Públicas deve se fundamentar numa solidariedade amparada no reconhecimento do outro como produtor de conhecimento.

A experiência que está sendo lançada deverá envolver professores, alunos, ex-alunos, profissionais da área da política e pessoas interessadas no debate envolvendo as políticas públicas. A esperança é que tal espaço eletrônico seja mais do que um mero instrumento de vulgarização da ciência. As colunas quinzenais e mensais tratarão de temas como políticas voltadas para o combate a violência contra a mulher, educação, segurança, ciência e tecnologia , saúde, infância e juventude, ensino superior, cultura, desenvolvimento econômico, estética e tantos outros temas de interesse geral da sociedade. A revista também divulgará uma agenda das atividades culturais e científicas da cidade; as dissertações e teses defendidas e o lançamento de livros de professores, alunos, participantes e amigos do Rabisco Político.
O blog que está sendo lançado só deverá continua existindo se contar com a participação de todos... Contribua escrevendo, comentando suas colunas e emitindo suas opiniões.



¹Moreira, I. C. - A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO UM ELEMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL, Departamento de Difusão e Popularização de Ciência e Tecnologia. Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. Ministério da Ciência e Tecnologia

Original de Horácio Frota


Deixe o seu comentário




Comentários

marcio em 01/07/2016 - 14:25:33

Teste
notícias mais recentes
A seletividade de cada dia.

As declarações do atual comandante da ROTA – Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (indico...

Comunicação e poder na esfera pública: um diálogo entre Habermas e Foucault

No livro Comunicação e democracia, Wilson Gomes elucida o pensamento de Jürgen Habermas...

A Lava Jato contribui para Educar a Democracia?

O aperfeiçoamento democrático brasileiro está numa fase crítica, “embolou...

“Democracia, Mídia e Estado de Direito no Brasil”

Democracia, Mídia e Estado de Direito no Brasil Seminário com a presença do...

ABRAMD se posiciona contra a Política Sobre Drogas de São Paulo

RP: Para pensar as Políticas sobre Drogas e em defesa dos Direitos Humanos, divulgamos a "Carta...

Redes Sociais